top of page

Contexto e Motivação

O que prevemos raramente ocorre; o que menos esperamos geralmente acontece.”

(Benjamin Disraeli)

 

 

 

Atualmente, a medida de desempenho das turbinas eólicas, através da respetiva curva de potência, segue a norma internacional IEC 61400-12-1 - Power performance measurements of electricity producing wind turbines [1], cuja primeira edição foi publicada em 2005 e cuja validade termina no corrente ano de 2014.

No entanto, encontra-se em preparação no Comité Técnico TC 88 da Comissão Electrotécnica Internacional uma nova edição (2ª. Edição) da mesma norma da IEC 61400-12-1, ainda na forma de CD - Committee Draft [2], que esteve em circulação até ao dia 01/11/2013 para efeitos de análise e recolha de comentários tendo em vista o estabelecimento de uma versão definitiva.

 

Na atualidade, a MEGAJOULE – Consultoria em Energia Renováveis, S.A. utiliza a 1ª edição da norma vigente, mas tem por objetivo de curto prazo e assim que a nova edição da mesma norma seja publicada, adaptar em conformidade os métodos de medição da curva de potência de turbinas eólicas.

Daí a principal motivação da minha presença na MEGAJOULE e dos objetivos fundamentais traçados para a elaboração da presente dissertação: analisar e comentar o mencionado draft da segunda edição da norma IEC 61400-12-1, comparando-o criticamente com a edição atual da mesma.

Outra motivação, não menos relevante, é a compreensão teórica e prática do método de cálculo da curva de potência de uma turbina eólica, utilizando para isso a normativas atual [1] e os pressupostos presentes no draft da norma [2].

bottom of page